3/20/2009

Exemplo para controlar sua Bankroll.

Bem galera, essa serve para todos, inclusive os que não tem controle com sua BR (Bankroll). Leiam e tomem como exemplo de motivação.

A experiência de Chris “Jesus” Ferguson:
transformar $1 dólar em $20.000


Chris “Jesus” Ferguson comenta, na primeira pessoa, a sua experiência de transformar uma banca de $1 dólar em $20.000 na sala FulltiltPoker. Agora o objetivo é chegar de $0 a $10.000.



"Já vai quase 1 ano desde que comecei a minha experiência de tentar ganhar $10.000 dólares começando com $0. Sem dinheiro para começar, não me restava outra opção a não ser começar a jogar Freerolls. No início consegui ganhar 1 ou 2 dólares, mas acabei por os perder rapidamente e tive de começar de novo. Tive de me manter nesses torneios por algum tempo, mas acabei por conseguir subir aos poucos.

Mesmo agora, as pessoas não se acreditam que seja eu que estou jogando nos limites mais baixos da FullTiltPoker. Perguntam-me o que estou fazendo ali e logo em seguida começam a contar histórias de como levaram $5 a $100, $500 ou $1000. Geralmente estas aventuras tem o mesmo final: terminam a zero. Isto não é nada que me surpreenda. Estes amigos tentaram construir um bankroll apostando, em vez de se apoiar no longo prazo e nas suas habilidades. Jogavam em mesas superiores ao seu bankroll e se ganhassem umas mãos subiam para limites ainda mais altos. Inevitavelmente, depois de 2-3 bad beats acabavam por perder todo o seu dinheiro.

Para mim esta experiência não busca o lucro, mas sim tentar demonstrar que com uma boa gestão da banca, qualquer jogador pode começar desde zero e avançar até ao ponto de conseguir jogar em limites altos. Sei que é possível, porque já consegui levar uma banca de $1 a $20.000.
Para assegurar que manteria intacta a minha banca, adotei umas regras chave:

• Não entrar numa mesa de dinheiro ou num sit&go com mais de 5% da minha banca (com exceção para os limites mais baixos: podia entrar numa mesa com um buy-in de $2,5 ou menos);

• Não entrar em torneios multi table com entradas superiores a 2% da minha banca (com exceção para os limites mais baixos: podia entrar em qualquer que custasse $1);

• A qualquer momento que, numa sessão de No limit ou Pot Limit, o dinheiro superava 10% da minha banca, eu deixava a mesa assim que chegassem a mim as blinds.

Considero que muitos jogadores deveriam adotar estas regras simples para disciplinar o seu jogo. Com este tipo de gestão de banca você se assegura que está jogando nos limites corretos para a sua banca. Você nunca estará muito tempo no mesmo nível se está perdendo, porque não terá outra opção se não baixar de limites. Poderá, assim, melhorar o seu jogo e reconstruir sua banca para voltar a subir de nível. Estas regras também evitarão que você destrua sua banca por causa de uma série de bad beats.

Baixar de limites é bastante difícil para muitos jogadores. Eles olham para esse fato como um fracasso e psicologicamente é um passo difícil. Muitos também optam por manter-se no mesmo nível até conseguir recuperar o que perderam. Mas esta opção pode conduzir a um estado de tilt (ficar nervoso e jogar abaixo do normal) e rapidamente à destruição do seu bankroll. Para mim também foi difícil baixar de nível quando fui de $1 a $20.000. Quando cheguei pela primeira vez às mesas de $0,25/$0,50 perdi. Segui as minha regras e tive de descer à $0,10/$0,25, mas mesmo aqui acabei por ter maus resultados e tive de baixar ainda mais para as mesas de $0,05/$0,10. Depois de jogar em $0,25/$0,50 as mesas de $0,05/$0,10 eram enfadonhas.
Mas tive de manter a disciplina e amarrar-me às regras e isso motivou-me para jogar melhor nos limites mais baixos. Na verdade, não queria perder mais, porque conhecia perfeitamente as conseqüências: devia jogar em limites mais baixos ainda e trabalhar duro para poder voltar onde tinha estado, o que me podia levar um mês. Se em alguma situação não está se divertindo ou está frustrado ao jogar nos limites baixos, obviamente não está jogando bem. Pára e descansa. Por vezes, um pequeno afastamento do poker te ajuda a ter uma perspectiva mais fresca e uma maior motivação para tomar as melhores opções quando voltar.

Tenho um par de conselhos mais que gostaria de partilhar sobre a gestão de banca. Primeiro, NUNCA jogue numa mesa fora do teu bankroll só porque te parece uma mesa fácil ou loose (jogadores que jogam muitas mãos) nesse dia. Nunca será suficientemente loose para que você arrisque dinheiro que porá sua banca em risco. Outro ponto que deve evitar, é entrar naqueles jogos que estão na fronteira do permitido pela sua banca, quando num limite inferior você tem mais oportunidades de obter lucros.

Acredito que seguindo estas regras de gestão de banca conseguirei alcançar o objetivo de levar a minha banca de $0 a $10.000. Estas mesmas regras também serão muito úteis na sua carreira de jogador de poker. Se por acaso quiser jogar contra mim, abra uma conta na sala FullTiltPoker e me procure nas mesas. Mas venha rápido porque não estarei nos limites baixos por muito tempo!"

DÚVIDAS? SUGESTÕES? entre em contato pelo elielton@pkrfacil.com.br ou pelo comentário do blog.

2 Comentários:

Tiago disse...

ai muito bomm!!!!
é esse tipo de reportagem q nos queremos ver, motivação para ganhar!!^^
vlwww ai!!

Guilherme Pereira & Maykon Rafael disse...

boaaaaaaa fiiii

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO