5/26/2009

Jogando mais loose antes do flop – Parte 1

Por Andy Bloch

Saber o que fazer, e quando fazer, é o que separa os jogadores normais dos que chegam a mesa final. Isso é especialmente verdade em No-Limit Hold´em, que a primeira decisão que você enfrenta é qual mão jogar e quando jogar. Assim que os blinds vão crescendo e os antes entram em jogo, essas decisões se tornam mais cruciais ainda. Nestas situações, o erro mais crítico que as pessoas cometem é não variar a estratégia pré-flop o suficiente.

Enquanto muitos jogadores prezam por jogar tight e agressivo e por escolher mãos Premium a princípio, eu vejo muitos jogadores novos levando esse conselho ao pé da letra e eles jogam muitas poucas mãos.

Eu recentemente conversei com um novo profissional que me contou que estava jogando menos que 10% das mãos dele antes do flop. Isso não é o suficiente – eu não jogo tão tight assim até mesmo no UTG. Se você está jogando tight assim, eu consideraria aumentar o seu leque de mãos jogáveis inclusive nas últimas posições e nos estágios finais de um torneio.

Deixe-me lhe dar uma idéia do que estou falando. Como estratégia geral, eu jogo 40 a 45% das minhas mãos no botão antes dos antes estarem em jogo. No UTG com oito jogadores para agirem depois de mim, eu jogarei aproximadamente 14% das mãos. Essa porcentagem aumenta gradualmente conforme minha posição na mesa muda chegando até 31% das mãos jogadas no CUT-OFF.

Quando os antes entram em jogo, eu irei aumentar aproximadamente 59% das mãos no botão. E do UTG irei aumentar apenas 18%. Com ou sem antes, é importante perceber que eu estarei aumentando 1/3 das mãos no UTG do que eu aumentaria do botão. Isso pode parecer muito, mas essa é uma variação necessária para variar seu jogo antes do flop.

Para lhe dar um exemplo específico, vamos dizer que você está no level 100/200 e você aumenta 3 big blinds do botão. Você está arriscando 600 para ganhar 300, o que não é ideal. Porém, se você fizer o mesmo aumento quando houver antes de 25 por pessoa, então o mesmo pote aumentou para 500, o que quer dizer que você ganhará 200 a mais.

Estas fichas extras fazem com que valha a pena aumentar o seu range de mão para tentar roubar os blinds, especialmente no botão e no CUT-OFF. Se você for bem sucedido nessa jogada mesmo um pouco mais da metade do tempo, você terá uma vantagem.

Você deve perceber que eu dei umas estatísticas muito específicas nesse artigo. Elas são baseadas em milhares de mãos que eu coletei durante anos e criei um sistema de ranking que me ajude a escolher quais mãos eu devo aumentar em determinadas posições. Use essa informação para melhorar sua seleção de mãos pré-flop e veja o quanto jogar mais loose pode lhe ajudar nos estágios finais de um torneio.

DÚVIDAS? SUGESTÕES? entre em contato pelo elielton@pkrfacil.com.br ou pelo comentário do blog.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO