11/04/2009

Vencendo dando Check e Call

Já foi dito muitas vezes que a jogada mais fraca no poker é dar ‘call’ – é melhor dar “raise” ou “fold”. Em minha opinião, há situações onde essa alegação não é verdadeira. Recentemente joguei uma mão online no Full Tilt Poker que serve como um exemplo perfeito de como dar “check” e seguir pagando pode fazê-lo ganhar uma mão que você perderia caso desse fold (obviamente) ou raise.

A questão chave é que eu reconheci que estava a frente de um oponente agressivo e tinha uma mão marginal. Eu estava jogando uma $10/$20 6 max de No limit hold’em, a ação rodou em “fold” até em mim que estava no botão com dois 9 vermelhos na mão. Eu estava com bastantes fichas ($2.447 à minha frente) e eu dei um raise padrão de $60. O small blind que estava ainda com mais fichas ($3.356 em seu stack, deu raise para $210) e o big blind deu “fold”.

Isso já foi um ponto interessante. Eu obviamente não iria dar “fold” , mas senti que o par de noves é o tipo de mão ali onde dar “call” é melhor do que raise. Considere: Se eu desse “raise” e ele me desse re-raise, eu realmente não estaria mais confortável com minha mão. Então eu preferi apenas pagar.

O flop veio 5d-8d-Qh, e embora ter sido um bom flop, com apenas uma carta acima dos meus noves, eu calculei que deveria ter dado call em qualquer aposta. Havia $437 no pote e meu oponente apostou $280. Eu imaginei o leque de mãos dele poderia ser bem amplo. Ele era um bom jogador e agressivo e apesar de a dama poder ter ajudado-o, ele poderia facilmente ter uma mão como A-J, J-10 suited ou K-J suited. Nesse ponto, eu realmente acho que não se deve foldar par de 9, mas não recomendo o raise com eles. Então dei call, trazendo o pote para $997.

O turn veio um Jd me dando uma queda para flush de ouros e um gut-shot com meu par. Meu oponente deu “check” e eu considerei seriamente em apostar. Mas então, eu pensei mais cuidadosamente a respeito: Que mão melhor do que a minha eu posso convencer a dar “fold”? Se ele tiver um par de dez sem o 10d, ele provavelmente irá jogá-lo fora. Se ele tivesse par de ases ou de reis, provavelmente não foldaria. Fora o par de dez, as únicas mãos em que eu seria pago seriam as mãos melhores do que a minha. E eu poderia ainda levar um check-raise e ter que foldar minha mão sem ver o river. Então eu dei “check” também.

O river foi um 8c, dando um par ao bordo, mas pareceu não contribuir em nada para ambos. Eu gostaria que ele me desse “check” novamente e me deixasse dar “check” de novo com provavelmente a melhor mão. De fato ele deu “check” e mostrou um Ad-Kh e eu levei o pote.

Recordando a mão, eu achei que fiz certo em dar apenas “call” o tempo todo. Pré-flop quem sabe se eu tivesse dado re-raise, qualquer coisa poderia ter acontecido, incluindo ele me voltar allin e me fazer largar a mão. No flop, um raise provavelmente poderia ter funcionado, mas era uma jogada realmente arriscada. Se eu tivesse apostado no turn, poderia ter sido um desastroso. Ele se mostrou ser um jogador agressivo e tinha uma queda para flush nut mais um gut-shot e duas cartas acima do bordo. Havia uma grande chance de ele ter me dado check-raise all in o que seria uma jogada excelente. Eu teria que desistir da melhor mão se ele tivesse feito isso.

Naquele ponto eu não quis me expor a ser vencido e eu ainda tenho muito valor de “showdowns” com a minha mão. Às vezes contra um jogado agressivo em uma situação marginal, é melhor não ser tão agressivo. Às vezes agressão pode o custar um pote que poderia ter sido seu se você tivesse sido um pouco mais cauteloso.

créditos á Nick Schulman Universidade do Poker

DÚVIDAS? SUGESTÕES? entre em contato pelo elielton@pkrfacil.com.br ou pelo comentário do blog

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO