1/30/2010

Gualter Salles fala sobre Poker e Automobilismo.

O que será que o poker tem em comum com o automobilismo?

Com certeza, eu não sou a pessoa mais indicada para responder essa pergunta. Minha relação com os automóveis é muito pequena, uso com o carro como um cidadão comum e acho que nunca troquei um pneu na vida.

Gualter Salles, jogador do Team PokerStars Pro, passou boa parte de sua vida dentro de um cockpit. Ele sabe melhor do que ninguém que os dois esportes têm caracteristicas semelhantes. Então, é melhor ele explicar!

Por Gualter Salles

Acredito que a grande maioria sabe que eu fui piloto profissional de automobilsmo por 21 anos, mas para quem não sabe, e só me vê nos torneios de poker, ao vivo e online, vale dizer que desde os 16 anos de idade minha vida era o automobilismo. Corri dos 16 até os 37 anos em várias classes do automobilismo mundial, obtendo vitórias em quase todas por onde passei.

Eu sempre gostei muito de jogos de baralho, em especial do poker. Cresci vendo meu pai recebendo seus amigos em casa na sua roda semanal, e a partir dos 13 anos comecei a ter a minha galera de jogo também. Não tinha idéia do Texas Hold'em, lembro em 2006 quando fui com 2 amigos ao Hard Rock Casino de Miami, as pessoas jogando aquele poker e eu não podia jogar porque não entendia nada do jogo.

Gualter Salles Post Pro 2.jpg
Daquele dia em diante comecei a assistir as transmissões na TV e comprei alguns livros pra aprender sobre o No Limit Texas Hold'em. Ainda em 2006 abri minha conta no PokerStars: "stockcar99" (que era o numero do meu carro na época), e comecei essa nova fase da minha vida.

Já em 2007 com muito pouco tempo de jogo fui pro PCA sozinho e acabei ganhando o satélite pra jogar o Main Event. Imagina eu, com 6 meses de jogo, jogando um torneio de 8k só com fera. Nao tinha noção, e claro que fiquei pelo caminho. Ainda em 2007, fui jogar meu primeiro WSOP e já com mais experiência e noção, acabei ITM em 441 de quase 7000 jogadores.

2007 foi meu último ano nas pistas como piloto. Ainda estou muito ligado ao automobilismo, só que como proprietário de uma equipe de Stockcar, e não mais como piloto. Por incrível que pareça, muitas coisas que aprendi e utilizei no automobilismo me servem e me acompanham também no torneios. Concentração, disciplina, preparo fisico, e duas qualidades fundamentais para quem deseja seguir um desses caminhos: determinação e superação.

Tanto o poker como o automobilismo são cruéis demais em termos de resultados. Sem aquelas duas palavras que mencionei, a grande maioria deixa a peteca cair e nunca chega aonde pode chegar.

As vezes os pilotos passam anos sem uma vitória, mas no dia que ela vem é um sentimento tão bom e forte que compensa por tantas tristezas que tivemos. Já no poker, apanhamos praticamente o mês todo, as vezes até mais... Até que vem aquele dia que tudo dá certo, ganhamos por cima, por baixo, e a tão esperada mesa final nos recebe.

Gualter Salles PCA 2010 Dia 1B 2.jpg
Hoje, praticamente 4 anos depois que aprendi o Texas Hold'em, sou jogador profissional. Jogo em torno de 40 horas semanais online, fora as viagens para torneios ao vivo. As vezes, tenho que buscar forças lá no fundo para nao desanimar. É cruel demais quando tomamos uma porrada átras da outra, mas como no automobilismo, no dia que a vitória e a forra aparecem é bom demais!

O importante é fazer a jogada certa e não deixar as derrotas te derrubarem.

Abraços,

Gualter Salles

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Total de visualizações de página

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO